sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Etiquetas de Composição

Quem sabe o que significa aqueles símbolos nas etiquetas de nossos looks mais incríveis ? 
Difícil decifrar ne ? Mas com essa tabelinha fica mais fácil, a dica é colar prox a máquina de lavar e se orientar na hora da lavagem.
A indústria têxtil teve de adaptar as etiquetas com os novos símbolos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Toda peça de roupa deve ter uma etiqueta com símbolos, que indicam os procedimentos e os produtos mais adequados para cuidar dela. Cada tecido pede um tipo de lavagem diferente – uns são mais delicados e precisam ser lavados à mão, outros podem ser levados à máquina. 
Vale lembrar que esses símbolos são internacionais !
Roupas compradas em qualquer lugar do mundo terão esses mesmos desenhinhos (teoricamente).
E nada de cortar fora as etiquetas ! 

Biblioteca Aberta a Comunidade

Se você não é estudante, ou onde vc estuda, não tem uma ampla biblioteca, você pode conhecer o acervo da Faesa, (tem livros na área de moda tb), a biblioteca da faculdade abre para a comunidade, sábados, de 08 às 13hs. Informações : 2122-4137 / 2122-4185
Tem dúvidas ? No site tem mais informações.  :) 














quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Desenho de Observação

 Minha aula preferida sem dúvida é Desenho de Observação. O prof. Rosindo é maravilhoso, deixa os alunos super a vontade, como desenho vem ser minha maior dificuldade, tenho me dedicado a entender e aprender como representar os objetos,
um vez que desenhar todos o fazemos, mas representa-los é outra coisa.


 Estamos aprendendo como representar as formas sólidas, tem sido um exercício de paciência, pois o tempo todo confrontamos, o que já sabemos (conceitos), do que estamos vendo, com perspectiva. 

Como sugestão o livro Desenhando com lado                                                                                    direito do cérebro - Betty Edwards.
                                                                 Pode haver mais de uma capa, mas o conteúdo é o mesmo.



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Peça Conceito - Desfile Senac 2012

 O TNT ( tecido não tecido), é barato (custa R$ 1,00 o metro) e ótimo pra testar o molde, fazer a peça piloto, é claro que ele não vai representar todas as variações de cada tecido, alterações podem ser necessárias. Nesse caso aqui deu super certo.

O desfile aconteceu dia 08 de março dia internacional da mulher.
O conceito era uma mulher moderna, futurista, que planeja, então 
trabalhei recortes geométricos, cores fortes e volume nos quadris, em
referência a essa mulher que tem o dom de procriar.






















Modelagem para Iniciantes

Sou técnica em modelagem e garanto, não é fácil, mas tb não é nenhum bicho de sete cabeças, vc precisa fazer o molde e costurar pra ver se deu certo, quaisquer alterações deve ser refeitas no molde.
 Requer persistência.

Pra vc que quer aprender a modelar, um bom livro é Modelagem Industrial Brasileira da Sônia Duarte. Guardo todas as anotações dos cursos que já fiz, elas me salvam e muito rsrs.
A Sônia Duarte tem um site bem legal tb : MIB.
 Tem várias fans pages no facebook tb, uma que gosto muito é A Modelista.









Testando o molde.


Como comprar malha ?

Diferente do tecido plano (sem elastano), que é vendido a metro, a malha é vendida por kilo, então o que vc deve observar ? O rendimento do tecido, qts metros cabem num kilo. Olhe a etiqueta presa no tecido.
Por exemplo se o kilo custa R$ 50,00 e rende 3 metros, o metro sairá por 50/3=16,66. 
Pegue no tecido, confira a elasticidade, faça perguntas ao vendedor, qual cor está tendo mais saida ? quais as utilizações ? quais são as estampas da estação ? Quem tem boca, vai a Roma kkk


Não consegui desvirar a foto :( mas se trata de uma loja de tecidos,  e a etiqueta de composição que falei, está na foto ao lado (esquerda). Nela além do rendimento, vc vai encontrar a composição do tecido, forma correta de lavar, o fornecedor, ela é a certidão de nascimento do tecido emitida pela fabrica que o produziu.

Vc atende a domicílio e não tem carro ?

Uma sugestão boa a barata, pra quem, como eu, também atende a domicílio e não tem carro, é comprar um carrinho de mala ( que vc compra de acordo com o peso que vai carregar ), e elásticos pra prender a bolsa, dão super certo, outra maneira é uma mala com rodinhas, so que no caso do carrinho vc pode desmontar pra guardar num cantinho e a mala, não tem como, acaba ocupando espaço.


Os primeiros 15 dias...de um sonho

Deslocada, sem conhecer ninguém, e vendo aquela garotada entre 17 e 25 anos, confesso que me senti excluída (drama), meninas em sua maioria, loiras, magras, cabelos lisos, short jeans, e camiseta (uniforme por lá rs), falando de futilidades como se fosse a coisa mais importante do mundo (tédio), tento manter o foco do pq estou lá e segue a vida, como a dinâmica das aulas, as coisas tem melhorado.
A turma (alunas) não é a mesma em todas as matérias, foi ai que descobri o plano de estudo ( horário), em que vc monta suas aulas como melhor lhe atender, ( não sabia que isso existia ) mas enfim facilita.
Os conteúdos são anexos no site da faculdade e vc baixa e imprime bem como o planejamento de todas as aulas com cronograma. 
Os professores são antenados e profundos conhecedores do que apresentam, atenciosos realmente se propõem a ajudar. As aulas são em slides, quase nada escrito no quadro.
As matérias são : Estudo da Percepção, Ergonomia, Historia da Arte, Plástica, Desenho de Observação e Moulage.